PVC-U SCH80 x aço: quais as vantagens?

É sempre importante reforçar a importância de alguns produtos da Hidrodema, como o PVC-U SCH80, que é ileso à corrosão e ideal para condução em sistemas de refrigeração por possuir menor condutividade térmica e menor perda de carga em comparação ao aço. Possui Certificado KIWA para sistemas de água potável – sem efeitos na saúde de acordo com a NSF/ANSI 61.

Os tubos e conexões PVC-U (Policloreto de Vinila – Unplasticized/Sem Plastificante), são fabricados sob dimensional SCH80, normas: ASTM D 1785 e ASTM 2567, o que confere maior espessura de parede, maior resistência mecânica, química e térmica, em relação ao PVC Predial. 

Suas características permitem aplicabilidade em diversos segmentos industriais, se tornando a melhor opção para condução de fluidos, em todos os sentidos.

As principais características são:

  • Linha fabricada em PVC (Policloreto de vinila). 
  • Bitolas disponíveis: ½”, 3/4”, 1”, 1.1/4”, 1.1/2”, 2”, 2.1/2”, 3”, 4”, 6”, 8”, 10” e 12”. 
  • Cor: cinza escuro e transparente (tubos).
  • Comprimento do tubo: 6 metros. 
  • Padrão de Roscas: NPT (pontas roscadas disponíveis em BSP). 
  • Temperatura máxima de serviço: 60°C (água).

 

Principais problemas dos tubos de aço

Os principais problemas relacionados à condução de água gelada nas tradicionais tubulações de aço são perda térmica, corrosão, dificuldade de instalação do sistema, rugosidade e condensação da água.

Outro problema que pode ocorrer em tubulações de água gelada é a condensação. Quando a temperatura externa da tubulação fica abaixo da temperatura de orvalho, pode haver o congelamento e obstrução causando a necessidade da parada do sistema para manutenção. 

 

A condensação em tubulações é um fenômeno bastante importante e ocorre quando a temperatura externa dos tubos fica abaixo da temperatura de orvalho, em função da umidade relativa do ar, temperatura ambiente e pressão atmosférica. Seus valores são determinados por cartas psicrométricas.

 

PVC-U possuem a menor condutividade térmica entre todos os tipos de tubos tradicionais na indústria, eliminando ou até reduzindo a espessura do isolamento térmico em fluídos de refrigeração como água gelada.

 

Outra vantagem dos termoplásticos perante o aço é referente a facilidade na instalação. Os termoplásticos possuem menor peso, agilizam o cronograma e necessitam de menor número de pessoas para execução da mão de obra. 

Mas toda essa facilidade não dispensa o planejamento de um especialista para escolher o termoplástico correto para cada aplicação. Deve-se levar em conta o produto a ser transportado, pressão, layout, exposição ao sol, entre outros fatores.

Concluindo, as vantagens do PVC-U SCH 80 X aço para transporte de água gelada são:

 

  • Menor perda térmica – evita-se o isolamento;
  • Maior resistência à corrosão;
  • Menor peso da instalação (até cinco vezes mais leve);
  • Agilização de cronograma / rápido reparo;
  • Menor rugosidade – possibilidade de ganho diametral;
  • Elevada resistência química.

 

A Hidrodema tem uma missão principal: trazer somente produtos de qualidade e ensinar como aplicá-los!

 

Crédito da Imagem: iStock